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Comunidade paraense de jogos vai marcar presença na RETROCON 2025

  • Foto do escritor: Ingrid Mendes
    Ingrid Mendes
  • 18 de jul.
  • 6 min de leitura

Atualizando o "Cantinho da BELJOGOS", trago novidades exclusivas que irão ocorrer no final deste mês, em São Paulo

Chamada pra conferir o estande da BELJOGOS na RetroCon 2025
Chamada pra conferir o estande da BELJOGOS na RetroCon 2025

Antes de tudo, tu sabias que o estado do Pará faz parte da região Norte do Brasil, localizado entre os estados do Amazonas e do Maranhão? E que também temos profissionais que produzem jogos digitais!!! Não sabias? Pois é! Fique sabendo que aqui não tem só Carimbó, Açaí e Calypso não (temos muito orgulho disso também <3), mas tem muita produção audiovisual feita por uma galera braba e guerreira, que necessita de mais visibilidade. E tu terás a oportunidade de conhecê-los presencialmente na RetroCon 2025!!! Saiba mais lendo este texto pai'degua diroxa maninhooo ! =D


1 - Sobre a RetroCon

logo do evento RETROCON
logo do evento RETROCON

A RetroCon é concebida por três forças deste universo retrô: 1) a Casa do VideoGame; 2) a Mr. Games e 3) a Warpzone. Os dois primeiros nomes são lojas de referência do mercado de jogos antigos, e a 3ª é uma comunidade voltada para publicação de revistas, livros de luxo, grupo de canais no YouTube com podcasts, lives semanais e tudo mais relacionado ao mundo dos videogames retrô. Entre todas as atrações que o evento vai oferecer, os desenvolvedores indies ganham destaque, pois são eles que continuam a manter a alma e a estética dos jogos antigos, vivos.


O evento, apesar de ser direcionado para os jogos e videogames antigos, também contará com exposições; lojas; influenciadores; convidados especiais que fizeram parte da indústria; publicações especiais; artistas gráficos; ilustradores; campeonatos e o principal: desenvolvedores independentes mostrando seus jogos. Neste ponto, a presença da comunidade BELJOGOS se faz importante para os desenvolvedores da região Norte. A seguir, conheça um pouco dos jogos que estarão disponíveis para experimentação durante os 3 dias do evento.


2 - Sobre a BELJOGOS

Comunidade paraense que incentiva e apoia a criação de jogos, digitais ou analógicos
Comunidade paraense que incentiva e apoia a criação de jogos, digitais ou analógicos

É uma comunidade do estado do Pará, com mais de 20 anos de existência e contando atualmente com mais de 190 membros, voltada para o fomento da cultura gamer. Com eventos promovidos durante vários anos, como palestras e oficinas ministradas em diferentes instituições de ensino pelo estado. Possui mais de 10 anos ajudando e promovendo a Global Game Jam no Pará. O estande da BELJOGOS contará com a presença de seis jogos independentes produzidos no estado, que serão detalhados a seguir.


3 - CODE Bunny

No lado esquerdo temos a logo do jogo, e do lado direito temos as protagonistas Axel e Hazel, se encarando de canto de olho enquanto se afastam.
Arte de lançamento na Steam com as protagonistas Axel e Hazel
"Axel e Hazel são membros do programa espacial VY.  Quando o novo inimigo apelidado de Mad Bunny ameaça o projeto, eles devem lutar, pois descobrem uma conspiração oculta ... o CODE Bunny é um jogo de plataformas de ação 2D, onde a mecânica de combate e o movimento de alta velocidade se fundem!"

Cada personagem possui uma jogabilidade e histórias únicas que se conectam e envolvem outros personagens interessantes. Desenvolvido pelo Team Seventh Star e publicado pela Nuntius Games com parceria da Vsoo Games (apenas na China). No episódio 82 aqui do podcast do Controles, tu podes conferir um pouco mais sobre o jogo, após 1 ano de lançamento no Itchio, antes de chegar na Steam. E mais detalhes sobre o período de desenvolvimento, tu podes conferir neste bate-papo que rolou no canal da BELJOGOS, apreciador e parceiro do Controles Voadores.


4 - Heróis da Luz

Arte de capa do jogo sério Heróis da Luz
Arte de capa do jogo sério Heróis da Luz
"É um jogo sério que se utiliza da narrativa e recursos de minigames onde o objetivo principal é o de ajudar na difusão dos conhecimentos obtidos durante o treinamento do Suporte Básico de Vida, que engloba os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca."

Esta demo é, antes de mais nada, resultado da dissertação desta pessoa que aqui vos escreve nesta coluna, com a finalidade de obter o título de Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), que faz parte da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Tucuruí. Além de mim, também são criadores do projeto: Maycon Nogueira (enfermeiro), Otávio Noura (Phd em Computação) e Filipe Valente (artista digital).


Para os que tiverem curiosidade, participei de uma live no canal GDTK para compartilhar um pouco do processo da pesquisa, planejamento e construção do protótipo, que  tu podes conferir aqui. O status atual é correr atrás de financiamento para dar continuidade ao projeto, elevando a um nível de maior maturidade da proposta.


5 - Lendas da Amazônia

Arte de capa do jogo com estética retro, Lendas da Amazônia
Arte de capa do jogo com estética retro, Lendas da Amazônia
"Produzido com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, Lendas da Amazônia é um jogo que retrata as criaturas encantadas da Amazônia Brasileira, sendo de plataforma 2.5D, inspirado em Little Nightmares, carregando um pouco da cultura paraense em uma breve história, com o objetivo de encontrar um muiraquitã em cada fase. Criado por Woylle Masaki, artista plástico e digital."

Lançado oficialmente em dezembro de 2024, o jogo foi fruto de anos de trabalho do artista, tendo passado por várias atualizações e releituras, que foram aprimorando suas habilidades com desenvolvimento de jogos digitais, de forma independente. O motor Blender foi a ferramenta que materializou esta vontade de criar um produto digital com temática voltada ao folclore amazônico.


Maiores detalhes sobre o processo de criação do jogo, tu podes conferir aqui neste corte, que é derivado da live de lançamento virtual que aconteceu no canal da BELJOGOS, no mesmo período. Atualmente o jogo se encontra em fase de polimento e preparação para publicação na loja digital Steam.

6 - Project Chameleon

Arte de capa do jogo furtivo Project Chameleon
Arte de capa do jogo furtivo Project Chameleon
"É um jogo furtivo onde você deve se transformar em objetos para passar despercebido por seus inimigos. Controle Siren, uma espiã de elite que realiza missões ao redor do mundo. Manipule o cenário, planeje armadilhas e utilize poderosos apetrechos em cada missão."

Utilizando o motor Construct para construção, o Project Chameleon evoca a nostalgia dos jogos de plataforma do SNES, resgatando mecânicas furtivas utilizadas em jogos de espionagem. Tendo sido fruto da CTRL ALT Jam, a demo, também foi muito inspirado na franquia Metal Gear Solid, que consagrou o gênero stealth. Quer conhecer a história por trás deste potencial sucesso? Confira aqui no corte com os desenvolvedores do estúdio Anonymous King, em um bate-papo bem animado que aconteceu no canal da BELJOGOS, durante a Global Game Jam deste ano.


7 - Waldo no coração da cidade

Arte de divulgação do jogo sério - Waldo no <3 da cidade
Arte de divulgação do jogo sério - Waldo no <3 da cidade
"É um jogo sobre Waldo, um mosquitinho com uma limitação física e que, junto dos seus amigos, combate os mosquitos transmissores da dengue. Controle o Waldo, no estilo dos jogos de navinha (ou tirinho) e tente derrotar todos os mosquitos transmissores desta doença terrível, a dengue. Desenvolvido pelo Maniva Studio."

Ganhando vida através do motor Unity em sua concepção, o jogo do mosquito capacitistia mergulha em uma aventura eletrizante inspirada nos clássicos jogos do gênero Shoot 'em up. Este jogo não é apenas uma experiência emocionante para jogadores de todas as idades, mas também uma jornada educativa e conscientizadora. Com um foco dedicado à saúde e à prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, Waldo - No Coração da Cidade visa ensinar de forma divertida a importância da proteção contra esses insetos e os perigos que eles representam.

Arte de divulgação da campanha do quadrinho do mosquito Waldo no APOIA.se
Arte de divulgação da campanha do quadrinho do mosquito Waldo no APOIA.se

Além do jogo, o Maniva Studio também está lançando um quadrinho sobre o Waldo e sua turma, através de campanha no APOIA.se, que possibilitará a impressão em alta qualidade, com páginas repletas de detalhes e atividades que vão entreter e ensinar de uma maneira única. A proposta é uma criar uma conexão com o público infantil, incentivando a leitura e a educação de forma lúdica e divertida. Cada história traz valores importantes como amizade, escolhas, coragem e inovação, onde o autor deseja que estas mensagens cheguem a cada lar, escola e bibliotecas de todo o país.


8 - Apex Racers

Tela de demonstração do Apex Racers
Tela de demonstração do Apex Racers
"Apex Racers é um protótipo de jogo de corrida em realidade aumentada que resgata a nostalgia dos tempos de autorama, só que agora usamos os celulares para controlar os veículos."

O jogo está em desenvolvimento, mas possui várias possibilidades há serem exploradas, como os modos de jogo singleplayer, multiplayer e treino com bots. Criado pelo solo dev Raul Thunderbird, ainda não possui data de lançamento. A versão demo para Android está disponível para baixar na plataforma Itch.io.


Te agradeço por leres até aqui. Para mais informações sobre os jogos desenvolvidos no estado do Pará, e também da região Norte, acompanhe BELJOGOS em todas as redes sociais.


Até um próximo artigo aqui no site do Controles Voadores. =)

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