top of page

Comunidade paraense de jogos vai marcar presença na PixelShow 2025, Edição SP

  • Foto do escritor: Ingrid Mendes
    Ingrid Mendes
  • 9 de out.
  • 6 min de leitura

Atualizando o "Cantinho da BELJOGOS", trago novidades exclusivas que irão ocorrer neste final de semana, em São Paulo


ree

Antes de tudo, tu sabias que o estado do Pará faz parte da região Norte do Brasil, localizado entre os estados do Amazonas e do Maranhão? E que também temos profissionais que produzem jogos digitais!!! Não sabias? Pois é! Fique sabendo que aqui não tem só Carimbó, Açaí e Calypso não (temos muito orgulho disso também <3), mas tem muita produção audiovisual feita por uma galera braba e guerreira, que necessita de mais visibilidade. E tu terás a oportunidade de conhecê-los presencialmente na PixelShow 2025, Edição SP, no Espaço SAGA. Saiba mais lendo este texto Égua diroxa maninhooo!


1 - Sobre o evento Pixel Show e a nossa representação

banner de chamada da 20ª edição do evento Pixel Show
banner de chamada da 20ª edição do evento Pixel Show

O Festival é organizado anualmente pela Zupi Live, desde 2005, contribuindo para o crescimento do mercado criativo no Brasil. É considerado o "maior evento de criatividade da América Latina". Destinado à estudantes e profissionais que curtem design, arte, fotografia, publicidade, animação, motion, games, quadrinhos, moda, CGI, XR e muito mais. Possuem vasta programação com palestras, mesas redondas, exposição e muitos convidados nacionais e internacionais com destaque no mercado criativo. Sigam o evento nas redes.


A presença da comunidade BELJOGOS se faz importante para os desenvolvedores de jogos da região Norte, pelo simples e óbvio fato de estarem geograficamente bem afastados dos grandes centros. Esta participação só será possível graças a união da comunidade, que será representada pelo Júlio "Skyer" e a Sonaya Almeida, que são paraenses e estarão presencialmente no evento, proporcionando esta honraria para toda a comunidade.


Sobre o Júlio "Skyer", ele é Game Designer com foco em UI e Narrativa. Possui graduação tecnológica em Jogos Digitais, e também é fundador da AstralNix, onde desenvolve o projeto Codename Gaia, um jogo de ação e plataforma 2D. No seu tempo livre realiza streamings de jogos variados, com canais no Youtube e na Twitch. E sobre a Sonaya, ela é a Produtora de Jogos na AstralNix, sendo a sua 1º experiência neste segmento criativo digital. Possui formação em Matemática e atualmente é estudante de Nutrição.


2 - Sobre a BELJOGOS

Comunidade paraense que incentiva e apoia a criação de jogos, digitais ou analógicos
Comunidade paraense que incentiva e apoia a criação de jogos, digitais ou analógicos

É uma comunidade do estado do Pará, com mais de 20 anos de existência e contando atualmente com mais de 190 membros, voltada para o fomento da cultura gamer. Com eventos promovidos durante vários anos, como palestras e oficinas ministradas em diferentes instituições de ensino pelo estado. Possui mais de 10 anos ajudando e promovendo a Global Game Jam no Pará. A participação da BELJOGOS contará com a presença de cinco jogos independentes produzidos no estado, todos com páginas para wishlist na Steam, que serão detalhados a seguir.


3 - CODE Bunny

No lado esquerdo temos a logo do jogo, e do lado direito temos as protagonistas Axel e Hazel, se encarando de canto de olho enquanto se afastam.
Arte de lançamento na Steam com as protagonistas Axel e Hazel
"Axel e Hazel são membros do programa espacial VY.  Quando o novo inimigo apelidado de Mad Bunny ameaça o projeto, eles devem lutar, pois descobrem uma conspiração oculta ... o CODE Bunny é um jogo de plataformas de ação 2D, onde a mecânica de combate e o movimento de alta velocidade se fundem!"

Cada personagem possui uma jogabilidade e histórias únicas que se conectam e envolvem outros personagens interessantes. Desenvolvido pelo Team Seventh Star e publicado pela Nuntius Games com parceria da Vsoo Games (apenas na China). No episódio 82 aqui do podcast do Controles, tu podes conferir um pouco mais sobre o jogo, após 1 ano de lançamento no Itchio, antes de chegar na Steam. E mais detalhes sobre o período de desenvolvimento, tu podes conferir neste bate-papo que rolou no canal da BELJOGOS, apreciador e parceiro do Controles Voadores.


4 - Ekorella Vol. 1

Arte de capa do jogo Ekorella Vol. 1, na Steam
Arte de capa do jogo Ekorella Vol. 1, na Steam
"Um RPG de turnos que se passa em uma sociedade fantástica de plantas e animais. Lutem contra monstros, resolva quebra-cabeças e visite lugares exóticos que possuem suas próprias culturas e história. Tome cuidado com o que espreita nas trevas..."

Foi lançado agora em janeiro de 2025 pelo Rockmaker Team. Sua classificação na Steam é uma mistura de RPG, Aventura e Estratégia, com inspiração nos JRPGs. Em desenvolvimento desde 2016 encabeçado por Alex Rockmaker, Ekorella já teve três demos diferentes até sua versão de lançamento. Produzido no motor de jogos RPG Maker, contou com uma equipe diversificada que se conheceu em fóruns de entusiastas da ferramenta pela internet.

No episódio 90 aqui do podcast do Controles, tu podes conhecer mais detalhes sobre o jogo, pois esta conversa rolou logo depois do lançamento na Steam. Tendo sido criado no melhor estilo hobbista, aproveitando o tempo livre da equipe, e agora tu podes adquiri-lo na Steam para vivenciar esta aventura fantástica, com pitadas de Undertale, Earthbound e luta por turnos inspirada no clássico Golden Sun, do GBA. Atualmente ele é publicado pela ZNT Productions, e também pode ser adquirido pela loja na Nuuvem.


5 - Project Chameleon

Arte de capa do jogo furtivo Project Chameleon
Arte de capa do jogo furtivo Project Chameleon
"É um jogo furtivo onde você deve se transformar em objetos para passar despercebido por seus inimigos. Controle Siren, uma espiã de elite que realiza missões ao redor do mundo. Manipule o cenário, planeje armadilhas e utilize poderosos apetrechos em cada missão."

Utilizando o motor Construct para construção, o Project Chameleon evoca a nostalgia dos jogos de plataforma do SNES, resgatando mecânicas furtivas utilizadas em jogos de espionagem. Tendo sido fruto da CTRL ALT Jam, a demo, também foi muito inspirado na franquia Metal Gear Solid, que consagrou o gênero stealth. Quer conhecer a história por trás deste potencial sucesso? Confira aqui no corte com os desenvolvedores do estúdio Anonymous King, em um bate-papo bem animado que aconteceu no canal da BELJOGOS, durante a Global Game Jam deste ano, e está com data de lançamento para 14 de novembro.


5 - Trio Adventures

Os heróis de Trio Adventures, um plataforma 2D com visual deslumbrante.
Os heróis de Trio Adventures, um plataforma 2D com visual deslumbrante.
"A missão é clara: reunir seus amigos, recuperar itens valiosos e escapar das criaturas horripilantes que espreitam na escuridão. Tu serás um fugitivo, priorizando a esquiva e a agilidade para evitar o confronto direto com os monstros em cada fase. Corra, pule e execute movimentos precisos para coletar os itens necessários e desvendar os segredos deste mundo 2D vibrante e cheio de personalidade."

Com acesso antecipado desde em fevereiro de 2019 pela Fase 9 Studios, o jogo é uma obra de arte aplicado em plataforma 2D, que equilibra com maestria ação, aventura e quebra-cabeças, tudo isso adornado por personagens encantadores. Criado com paixão e dedicação por Itamar e Eudes, dois hobbistas que investiram seus finais de semana ao longo de 5 anos, o jogo é uma homenagem a clássicos como Super Meat Boy e Rayman. O resultado? Uma experiência que conquistou o público, tendo sido finalista na categoria de melhor jogo profissional no SBGames 2019, que aconteceu no Rio de Janeiro.


Em dezembro de 2024, Trio Adventures expandiu seus horizontes, chegando ao Nintendo Switch pela editora Game Nacional, oferecendo aos jogadores mais uma plataforma para se juntar a essa aventura. Confira este artigo post-mortem com detalhes e curiosidades sobre a criação do jogo!


7 - CatVenture, a Maldição da Torre Negra

ree
"No coração da escuridão ergue-se a torre do vampiro. Para salvar sua amada, o gato aventureiro deve enfrentar monstros, chefes e armadilhas em cada andar. Neste roguelike, você assume o papel de um destemido gato arqueiro chamado Ryu em uma jornada épica para enfrentar as forças das trevas! A cada passo dentro da torre, você encontrará hordas de inimigos sedentos por batalha. Com reflexos rápidos e estratégia afiada, desvie de projéteis, atire com precisão e use habilidades especiais para sobreviver."

Ganhando vida através do clássico motor GameMaker, o CatVenture - A Maldição da Torre Negra apresenta o gato Ryu em uma aventura eletrizante com temática medieval, no melhor estilo roguelike. Este jogo não é apenas uma experiência emocionante para jogadores de todas as idades, mas também é desafiadora, pois convoca o jogador a obter a maestria no gameplay para chegar no topo da masmorra. Sendo um projeto desenvolvido ao longo de quase 2 anos, no tempo livre do desenvolvedor independente Edson Silva, que é o responsável pelo Retro Cat Studios, o jogo acabou de ganhar a sua página na Steam, e tu já podes colocar na wishlist para apoiá-lo até o lançamento, que promete ser em breve. As artes promocionais são de autoria do artista digital Filipe Valente.


Te agradeço por leres até aqui. Para mais informações sobre os jogos desenvolvidos no estado do Pará, e também da região Norte, acompanhe BELJOGOS em todas as redes sociais.


Até um próximo artigo aqui no site do Controles Voadores. =)

Comentários


bottom of page