lTuned Turtle levou a história da Tartaruga e o Coelho pra BGS num plataforma 2D colorido e contra o capitalismo
Das Fábulas de Esopo a Rock Lee ao som de Linkin Park no exame chunin, o grande vilão segue sendo um só: o capitalismo. Seja na utilização de crianças ninjas como força paramilitar ou na manutenção do discurso hegemônico de que “quem se esforça, vence”, sem levar em consideração a desigualdade de recursos causada pela exploração do trabalhador. E é essencial que a gente mostre também nos videogames que a organização coletiva é a melhor - senão única - saída.
Tuned Turtle é, acima de tudo, uma fábula sobre como os agentes donos do capital querem que o interesse popular - literalmente - se exploda e como eles criam inimigos dentro da própria classe explorada para manter seu controle.
Conheça mais de Tuned Turtle
Aqui, o "Coelho Loko" é empresariado por um porco espinho ganancioso, dono de mineradoras e madeireiras. Na véspera da corrida esse agente tá tão certo da vitória que faz uma festa em sua mansão gigantesca. Sua piscina estoura e alaga uma vila inteira. Nesse alagamento, a Tartaruga que iria participar da corrida se machuca e uma tartaruga comum tem que assumir o posto pra ganhar a prova e usar o prêmio pra reconstruir as casas da vila, enquanto o vilão só quer reconstruir sua piscina.
“Fica entre o interesse egoísta do capital contra o interesse da comunidade. Uma paródia da fábula da Lebre e da Tartaruga, mas a gente quis aproveitar e fazer uma paródia com bastante crítica social. ”, disse o criador do jogo, Lucas de Camillo, durante a BGS 2024.
O jogo da 32 Pixels ganhou o prêmio de Melhor Jogo Infantil da Gamescom 2024 e, antes que venham reclamar, Tuned Turtle não é um Manifesto Comunista disfarçado de joguinho de plataforma colorido. Infelizmente. Mas as mensagens estão ali, contadas nas primeiras linhas de subtexto.
Inclusive, a história faz questão de mostrar como a burguesia insiste em rivalizar a classe trabalhadora. O Coelho Loko não é o vilão, ele é só mais um explorado pelo sistema capitalista, obrigado a se dopar e ficar sem dormir pra ganhar a corrida e garantir o interesse de seu empregador. Uni-vos!
Esse projeto vem sendo criado desde 2018, com poucas pessoas fazendo o jogo em seus tempos livres e intercalando esses tempos livres com mais trabalho pra conseguirem pagar suas contas. “A arte tá aí pra gente deixar esse tipo de testemunho porque essa é a sensação que os poderosos tão cagando pro bem comum. E a gente tá tentando representar o povo”.
Existe muita inspiração nos clássicos 16 bits para fazer esse plataforma “good vibes” acessível, com vários mundos, mais de 30 fases e cascos tunados que mudam a jogabilidade de jeitos diferentes. Ah, e o jogo é narrado pelo Gilberto Baroli, voz lendária de personagens como Saga de Gêmeos, Papa Smurf e o vilão do jogo Mullet Mad Jack: Mr Bullet.
Tuned Turtle tem previsão de lançamento pro segundo semestre de 2025. O jogo foi contemplado pelo Sampa Games, programa de aceleração da SPCine, e com isso vai conseguir polir ainda mais suas animações.
“Espalhem a palavra dos editais”, completou o desenvolvedor. Acompanhe Tuned Turtle na Steam.
تعليقات