Os ESNOBADOS do "Melhores Jogos de 2025" do Controles Voadores
- Lucas Toso
- há 5 horas
- 3 min de leitura
Criticando minhas próprias escolhas, acrescentando categorias que ficaram de fora e justificando algumas ausências importantes

O texto dos ESNOBADOS já virou uma tradição da Premiação Sem Prêmios aqui no Controles. É por aqui que eu lembro dos jogos que eu mesmo esqueci ou que deliberadamente não escolhi pra entrar na lista final da PSP.
Como o hit de terror A.I.L.A. da Pulsatrix Studios, com sua narrativa metalinguÃstica sobre desenvolvimento de jogos e inteligências artificiais! Jogo que foi conscientemente deixado de lado pra abrir mais um espaço na categoria "Makson Lima" de Jogos de Medo! Então parabéns A.I.L.A., vocês levaram o prêmio "VÃtima do meu Próprio Sucesso" de 2025!
Brincadeiras a parte, A.I.L.A. é um jogaço - a mistura certa da especialização da Fobia em fazer terrores realistas com a direção do youtuber MaxMRM. O projeto merece todo o reconhecimento e espaço que vem ganhando na mainstream de jogos! Mas o Controles tem que manter sua crusada pelos menorzinhos, então é isso!
Já com o fim da obrigatoriedade de se fazer auto-escola pra tirar carteira de habilitação, uma categoria que não podia ficar de fora é a de "Prêmio Terror do Detran", com jogos automobilÃsticos um tanto quanto caóticos!
Como o excelente e viciante plataforma de motos e bananas Bananitro (Inventário), o jogo de corrida paraibano Jampa Buggys (Arca Game Studio) e o puro suco de caos madmaxiano de Dungeons & Drivers (Digital Synapses) que trouxe os carros pros Vampire Survivors-like - mas que precisa dinamizar um pouco mais sua jogabilidade pra clicar de fato com os fãs do gênero!
Essa categoria renomeada esse ano pra "Chuva de Bala", inclusive, foi concorridÃssima, com E-Lich Corporate Souls (JohnnyR Designs) ficando de fora por uma margem pequeninÃssima!
Quem também sofreu com a excessiva competitividade foi Endless RPG (Kezarus), que acabou ficando de fora dos RPGs por ser menos "estranho" que os outros - o que foi um fator determinante na categoria desse ano! E YVY (Plural Films), e Arashi Gaiden (Thiago Oliveira + Statera Studios) que são ótimos, mas também entraram numa disputa pesadÃssima nos jogos de Estratégia.
E com o fim da categoria "jogos de porradinha", Reality Rash (Give Your Jumps), acabou ficando sem espaço em uma disputadÃssima "Melhores Jogos de Ação". Então fica aqui o merecido reconhecimento dessa verdadeira carta de amor aos fãs de beat em ups e entusiastas de Jack Chan Stuntmaster do PlayStation 1.
Outro não-prêmio concorridÃssimo no ano foi o de jogos pra jogar juntin com a galera. Pedradas como Farm Your Friends (Meganeura Games), Dad's Coming (Cold Lahmen) e One Liners (Vagner Mesquita) podem facilmente levar o prêmio honorário "Mais 3 Jogos pra Jogar Juntin" pelo serviço prestado aos multiplayers divertidos e caóticos!
Tem também aqueles jogos que não entram por falta de tempo, tipo Heavenstrafer, que foi lançado na semana seguinte da PSP, mas mesmo assim entregou várias chaves do jogo pro nosso público fiel! Por isso e por ser um excelente boomer-shooter lgbt, as devs da O Culto? merecem aqui o inédito prêmio "Jogos de Tirinho Muito Muito Muito Gays"!
Poderia continuar criando categorias aqui só pra falar de mais e mais jogos brasileiros de 2025, mas acho que deu!!! Qual joguinho ficou de fora? Comenta aqui pra gente ver um negócio!
Nos vemos em 2026 com mais jogos brasileiros e a promessa registrada aqui de uma Premiação Sem Prêmios ainda mais megalomanÃaca - com mais jogos, mais participações e surpresas inimagináveis pra deixar qualquer premiação no chinelo!
Bom fim de ano e aquele abraço pra quem é de abraço!
(Antes de ir, considere apoiar o Controles Voadores no nosso financiamento coletivo e assiste a PSP inteira aà - sei que não tem mais nada pra ver nesse fim de ano!)























