top of page
  • Lucas Resende Toso

Shooters top-down pra ficar de olho em 2024

Atualizado: 25 de jan.

Multiverso do tirinho, Enter the Gungeon cyberpunk, cordão umbilical de IA e socão divino são apenas alguns jeitos de se fazer tirinhos top-down



Seja bullet hell, roguelike ou exploração/sobrevivência/terror, a arte do tirinho top down está muito bem servida pros próximos anos aqui no Brasil.


Uma seleção de Enter the Gungeon-likes que expandem as possibilidades desse gênero extremamente ágil e mecânico, potencialmente gerador de estresses e crises de raiva, mas absurdamente regado a micro doses de adrenalina e dopamina que te fazem jogar por horas e horas até a mão gritar de tendinite.



Pra deixar o Controles MUITO feliz, o The Cabbage Effect saiu do hiato e voltou a estar em desenvolvimento pela Ninja Garage. O projeto perdeu muitos arquivos, renders, 3Ds e texturas por causa de dois hds queimados, mas o dev Dinart Filho falou que conseguiu uma versão mais antiga do Efeito Repolho e felizmente pode voltar a criar esse mundo maluco.


The Cabbage Effect é a versão jogo de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, uma colisão de diversos universos únicos e com características próprias num twin-stick shooter maneiríssimo. Tem mundo de patchwork, mundo feito de bolo, mundo de quadradinhos. Além de vários personagens desbloqueáveis e muita narrativa experimental. Sejam bem-vindos de volta, Dinart e Rafaella, e sem pressa pra finalizar essa obra de arte.



Representante mais clássico dessa categoria tirinho top down, Cyberwar é o Enter the Gungeon brasileiro. Um roguelite cyberpunk de um herói digital preso no mundo dos macacos cibernéticos mais parrudos do sistema.


Desenvolvido pela Cyber Monkey Studios, do dev e professor Wenes Soares, Cyberwar tem uma arma com vários tiros diferentes e desbloqueáveis, upgrades e personagens que contam a história de Neon City, muito estilo e aquela rejogabilidade deliciosa de todo mundo que gosta dos filhos de Gungeon.



Ghetto Zombies é uma belezura em vários níveis. Com uma pixel-art incrível e um ciclo de jogo gostosinho, o projeto da Fogo Games sai oficialmente no terceiro semestre de 2024 com muito conteúdo e potência.


No jogo, a favela é a última esperança do mundo depois de um vírus zumbi se espalhar pela água das cidades. Você pode escolher até quatro personagens e enfrentar essas hordas de mortos-vivos pra garimpar recursos, melhorar suas armas e grafitar as ruas da cidade.



Caos, velocidade e simplicidade unidos com maestria num jogo de tirinho com estética 8-bit. Holyhunt é um jogo extremamente viciante e rápido de se jogar que me viciou na BIG de 2024 por um motivo: arrancadas.


Toda a mecânica de Holyhunt gira em torno de dashs rápidos (os Socos Sagrados) pra finalizar os demônios inimigos. Matando a bicharada com o holy punch recarrega suas balas e ajuda MUITO na fluidez do puro caos de criaturas que vão aparecendo na tela. Entre cada jogada você pode escolher novos tipos de munição que funcionam melhor pra cada tipo de inimigo. Jogabilidade rápida e muito eficiente.



O Gagonfe é um quase solodev genial. Criador dos dois excelentes Doomed to Hell e Toroom, ele está produzindo um novo jogo de tirinho top down ainda sem nome, mas com aquele carisma e fluidez gagonfiana de sempre.


Mas enquanto Doomed explorou o inferno e vários tipos de demônios e Toroom foi pro lado da fantasia, esse novo jogo parece ter uma temática de fazenda?! com uma galinha sinistra e estilosa de óculos escuro e uma arma de cenoura enfrentando legumes, tubérculos e outros tipos de vegetais.



Com uma ambientação grotesca e sombria, Umbilical é uma mistura de exploração, terror de sobrevivência, tirinho top down, bastante horror corporal, suspense e criaturas bizarras.


No jogo você precisa explorar um planeta cheio de criaturas parasitas, mas o que te complica é que você está ligado por um cordão a uma IA em formato de drone chamada MÃE. O objetivo é limpar a área dessas criaturas bizarras que estão consumindo a energia que mantém a IA funcionando.



É impossível explicar Superoffice de outro jeito que não seja: o Superhot top down brasileiro. O tempo do jogo só passa enquanto sua personagem se movimenta, gerando praticamente um tabuleiro de estratégia em formato de jogo de tirinho.


Superoffice tem salas de escritório infinitas geradas processualmente cheias de alienígenas, monstros e engravatados pra você matar com pistolas, metralhadoras, escopetas, vasos de planta, computadores...O jogo também tem chefes espalhados que liberam novos poderes secretos da protagonista.



Run Mr Robo é um projetinho pedrada do solodev Andre Dantas com visual meio monocromático, mas com cores, cheio de tiros frenéticos e com uma demo bem desafiadora: tomou uma porrada, já era.


O jogo tá em fase quase final?! de desenvolvimento, com o dev finalizando a criação do grande boss de Run Mr Robo, um carecão sinistro batedor de mesa e atirador de laser. Logo mais deve ganhar uma página na Steam.



Excelente estúdio por trás dos RPGs Banzo e Mandinga e do jogo narrativo Drowned Lakes (que esteve na nossa lista de Jogos Narrativos), a Uruca Game Studio recentemente anunciou seu novo jogo, Legacy of Evil.


No jogo você escolhe seus personagens pra montar um grupo de heróis clássicos de RPGs pra desbravar um cenário de fantasia monstruosa destruindo todos os bichões que aparecem na frente com uma salada de flechadas, espadadas, magias e o que mais tiver pra atirar. Gostamos.



Sabe aqueles jogos que aparecem nas propagandas do Instagram e te deixam curioso, mas aí quando você vai jogar não é legal? Pew Pew Squad parece com eles, mas de fato É LEGAL.


O jogo é feito pelo desenvolvedor solo Daniel Melo e está em acesso antecipado na Steam. Em Pew Pew Squad você é o único sobrevivente de um apocalipse zumbi e precisa destruir hordas de mortos-vivos pra melhorar suas armas e defesas e seguir sobrevivendo.



Red Tower traz muito estilo com um mago pistoleiro explodindo demônios com sua arma e sua varinha mágica através de 50 andares aleatórios até chegar no grande chefe: uma força desconhecida cheia de poder.


O jogo mistura ilustrações e cenários 2D com modelos de personagem e monstros em 3D. Red Tower traz diversas melhorias pra você conquistar enquanto sobe a torre e também vai ter novas dificuldades desbloqueadas depois de zerar o jogo pela primeira vez.

269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page