Só porque não teve como não esquecer vários jogos brasileiros incríveis na primeira lista

A primeira edição do Cerimonial Independente do Joguinismo Brasileiro - o "Controle de Papelão" (ambos os nomes provisórios) - foi um tremendo sucesso, mesmo sem qualquer tipo de número preciso pra confirmar isso. Mais de 60 jogos espalhados em 19 categorias específicas pra mostrar a diversidade e qualidade absurdas dos nossos joguinhos.
Na correria de entregar o texto junto com o The Game Awards e perdido numa planilha de mais de 250 jogos lançados em 2023, muita coisa acabou ficando de fora. E é aí que entra os ESNOBADOS do Controle de Papelão, com alguns joguíssimos absurdos que eu esqueci e possíveis prévias de novas categorias pro ano que vem.
Preciso começar pedindo desculpas pela falta da categoria "Melhor Jogo com a Vovó Juju" pra exaltar o primeiro capítulo do point and click Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia, da Double Dash Studios. Poderia chamar "Melhor Simulador de Comer Abacate" também.
O segundo perdão pelo vacilo é pela falta de Nightshift Survival em "Melhores Vampire Survivors-like". Aquele surto de partículas na tela, só que num parque de diversão assombrado e suas armas são balões, batatinhas e algodão doce explosivo. Coisa boa.
Outro crime cometido por mim foi não ter feito uma categoria pra Jogos em Realidade Virtual. Principalmente com o lançamento de Pixel Ripped 1978, novo jogo da icônica série da ARVORE, e Fractured Sanity, jogo de medo da United Games que fez fila nos eventos presenciais do ano.
Em "Jogos que tiveram episódio no Controles esse ano e mesmo assim eu ainda consegui esquecer", Matar Gente Rica de Skate é o principal representante. Bullet Hellzinho, arcade, anarquia e caça a bilionários malditos - tudo isso andando de skate. Jogo necessário demais nesse 2023 insano.
Encabeçando o que seria a categoria "De Onde Saiu Isso?" temos os queridos da Orbit Studio com uma dobradinha insana: Ebenezer e o Mundo Invisível e Haunted House. O primeiro, um metroidvania lindíssimo feito em parceria com o estúdio Play on Worlds, e "recontando" o Conto de Natal, de Charles Dickens; e o segundo, um roguelite reimaginando o jogo homônimo do Atari e lançado pela própria empresa lendária.
O "Prêmo Honorário Thiago Oliveira de Máquina de Jogos" do ano tem que ficar pro Juliano Lima, da lightUP. O dev lançou um plataforma 2D musical (Amabilly), um RPG FPS retrô (Witch Rise), um plataforma 2D RPG de ação (Samurai Kento) e um jogo de corrida arcade (Steel Racer), além de soltar o port de Runnyk pros consoles. Uma máquina.
Entre os vários jogos de não-terror com hordas satânicas, demônios e/ou criaturas sombrias que mereciam uma categoria própria, Raining Blood: Hellfire é um dos principais expoentes. Um bullet hell pique Gungeon dos Infernos em acesso antecipado. Talvez vire o "Prêmio 333: Meio Besta" pra fazer companhia ao "Prêmio Honorário Makson Lima de Melhor (Pior) Desgraceira" em 2024.
Pra "Melhores Simuladores Extremamente Realistas" de 2023 não podia ser outro: Super Patriota Simulator retrata extremamente bem esse movimento real-surreal dos fanáticos e terroristas de extrema direita que tentaram de todo jeito destruir o país após as eleições de 2022, mas só conseguiram passar vergonha de todas as maneiras possíveis, até em um jogo.
Outra categoria muito antecipada é a de "Melhor Representação Interna do Corpo Humano", que veio fortíssima esse ano com o FPS intestinal Gastro Force e o premiado entre os "Melhores Jogo de Navinha" Herodes. Tenho bons presságios pra essa categoria quanto a BioGuard em 2024, hein?!
Exodus Checkmate mistura labirintos, xadrez e RPGs dum jeito especial demais e os dois capítulos do jogo lançados esse ano são muito merecedores do "Prêmio Xadrez 2", também entregue a Chessarama, que também apareceu na categoria de melhores quebra-cabeças.
E já pensando em 2024, não vamos poder ficar sem uma categoria de "Mascotes Mais Fofos", já que Super Mombo Quest 2 tá vindo aí, e "Melhor Simulador de Churrasco, Bom Chimarrão", pra poder contemplar apropriadamente Gaúcho and the Grasslands. Além de "Melhores Hack n Slash" com títulos promissores, como Eclipse: Shine of Dawn.
Além de atualizar algumas premiações pra ficarem mais específicas, como "Melhores Carteados" e "Melhores Jogos Calmos" pra subdividir as categorias de quebra-cabeças e estratégias.
Algumas outras possíveis categorias pra deixarem o Cerimonial de 2024 ainda mais completo (deixem suas indicações também):
Melhores Jogos de Ação 3D
Melhores Jogos Retrô
Melhores Jogos de Aventura 3D
Melhores Jogos de Estudante
Melhores Jogos Educativos
Melhores Acessibilidade
Melhores Jogos de Impacto
Melhores Jogos de Esportes
Melhores Jogos Cooperativos
Melhores Jogos São Arte?
Melhores Artes Surrealistas O Que Tá Acontecendo
Melhores Jogos Envolvendo Gatos
Melhores Jogos Envolvendo Sapos
Melhores Jogos Brasileiros Envolvendo Subcelebridades da Internet
Comments