top of page
  • Lucas Resende Toso

Os ESNOBADOS do "Melhores Jogos de 2023" do Controles Voadores

Atualizado: há 3 dias

Só porque não teve como não esquecer vários jogos brasileiros incríveis na primeira lista


A primeira edição do Cerimonial Independente do Joguinismo Brasileiro - o "Controle de Papelão" (ambos os nomes provisórios) - foi um tremendo sucesso, mesmo sem qualquer tipo de número preciso pra confirmar isso. Mais de 60 jogos espalhados em 19 categorias específicas pra mostrar a diversidade e qualidade absurdas dos nossos joguinhos.


Na correria de entregar o texto junto com o The Game Awards e perdido numa planilha de mais de 250 jogos lançados em 2023, muita coisa acabou ficando de fora. E é aí que entra os ESNOBADOS do Controle de Papelão, com alguns joguíssimos absurdos que eu esqueci e possíveis prévias de novas categorias pro ano que vem.



Preciso começar pedindo desculpas pela falta da categoria "Melhor Jogo com a Vovó Juju" pra exaltar o primeiro capítulo do point and click Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia, da Double Dash Studios. Poderia chamar "Melhor Simulador de Comer Abacate" também.


O segundo perdão pelo vacilo é pela falta de Nightshift Survival em "Melhores Vampire Survivors-like". Aquele surto de partículas na tela, só que num parque de diversão assombrado e suas armas são balões, batatinhas e algodão doce explosivo. Coisa boa.


Outro crime cometido por mim foi não ter feito uma categoria pra Jogos em Realidade Virtual. Principalmente com o lançamento de Pixel Ripped 1978, novo jogo da icônica série da ARVORE, e Fractured Sanity, jogo de medo da United Games que fez fila nos eventos presenciais do ano.



Em "Jogos que tiveram episódio no Controles esse ano e mesmo assim eu ainda consegui esquecer", Matar Gente Rica de Skate é o principal representante. Bullet Hellzinho, arcade, anarquia e caça a bilionários malditos - tudo isso andando de skate. Jogo necessário demais nesse 2023 insano.


Encabeçando o que seria a categoria "De Onde Saiu Isso?" temos os queridos da Orbit Studio com uma dobradinha insana: Ebenezer e o Mundo Invisível e Haunted House. O primeiro, um metroidvania lindíssimo feito em parceria com o estúdio Play on Worlds, e "recontando" o Conto de Natal, de Charles Dickens; e o segundo, um roguelite reimaginando o jogo homônimo do Atari e lançado pela própria empresa lendária.



O "Prêmo Honorário Thiago Oliveira de Máquina de Jogos" do ano tem que ficar pro Juliano Lima, da lightUP. O dev lançou um plataforma 2D musical (Amabilly), um RPG FPS retrô (Witch Rise), um plataforma 2D RPG de ação (Samurai Kento) e um jogo de corrida arcade (Steel Racer), além de soltar o port de Runnyk pros consoles. Uma máquina.



Entre os vários jogos de não-terror com hordas satânicas, demônios e/ou criaturas sombrias que mereciam uma categoria própria, Raining Blood: Hellfire é um dos principais expoentes. Um bullet hell pique Gungeon dos Infernos em acesso antecipado. Talvez vire o "Prêmio 333: Meio Besta" pra fazer companhia ao "Prêmio Honorário Makson Lima de Melhor (Pior) Desgraceira" em 2024.


Pra "Melhores Simuladores Extremamente Realistas" de 2023 não podia ser outro: Super Patriota Simulator retrata extremamente bem esse movimento real-surreal dos fanáticos e terroristas de extrema direita que tentaram de todo jeito destruir o país após as eleições de 2022, mas só conseguiram passar vergonha de todas as maneiras possíveis, até em um jogo.

Outra categoria muito antecipada é a de "Melhor Representação Interna do Corpo Humano", que veio fortíssima esse ano com o FPS intestinal Gastro Force e o premiado entre os "Melhores Jogo de Navinha" Herodes. Tenho bons presságios pra essa categoria quanto a BioGuard em 2024, hein?!



Exodus Checkmate mistura labirintos, xadrez e RPGs dum jeito especial demais e os dois capítulos do jogo lançados esse ano são muito merecedores do "Prêmio Xadrez 2", também entregue a Chessarama, que também apareceu na categoria de melhores quebra-cabeças.


E já pensando em 2024, não vamos poder ficar sem uma categoria de "Mascotes Mais Fofos", já que Super Mombo Quest 2 tá vindo aí, e "Melhor Simulador de Churrasco, Bom Chimarrão", pra poder contemplar apropriadamente Gaúcho and the Grasslands. Além de "Melhores Hack n Slash" com títulos promissores, como Eclipse: Shine of Dawn.



Além de atualizar algumas premiações pra ficarem mais específicas, como "Melhores Carteados" e "Melhores Jogos Calmos" pra subdividir as categorias de quebra-cabeças e estratégias.


Algumas outras possíveis categorias pra deixarem o Cerimonial de 2024 ainda mais completo (deixem suas indicações também):

  • Melhores Jogos de Ação 3D

  • Melhores Jogos Retrô

  • Melhores Jogos de Aventura 3D

  • Melhores Jogos de Estudante

  • Melhores Jogos Educativos

  • Melhores Acessibilidade

  • Melhores Jogos de Impacto

  • Melhores Jogos de Esportes

  • Melhores Jogos Cooperativos

  • Melhores Jogos São Arte?

  • Melhores Artes Surrealistas O Que Tá Acontecendo

  • Melhores Jogos Envolvendo Gatos

  • Melhores Jogos Envolvendo Sapos

  • Melhores Jogos Brasileiros Envolvendo Subcelebridades da Internet


334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page