top of page
  • Lucas Resende Toso

A PerifaCon 2023 foi o melhor evento de cultura nerd que eu já fui

Terceira edição da PerifaCon levou jogos, filmes, quadrinhos e cosplays pra Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo


Eu não tenho a menor dúvida de que a PerifaCon desse ano foi o melhor evento de cultura nerd que eu já estive. Numa realidade em que as comiccons da vida ficam cada vez mais caras, levando seus eventos pra cada vez mais longe, a Perifa de 2023 mostrou que a periferia tem nerdice de sobra, ela só precisa de um lugar pra mostrar.


Entrada totalmente gratuita, recado de atores de Hollywood, série e atores da Netflix, trecho exclusivo de filme que nem saiu e show de artista da elite nacional? A PerifaCon teve. Beco de artistas independentes vendendo suas artes no quintal de casa (alô, meu mano Maic Lee), jogos brasileiros, rpgs de mesa, concurso de cosplay e painéis com figuras embaçadas indo do dublador do Miles Morales ao Jovem Nerd (e eu, Andê Borges, Muri Santana e Rafael Braga, obviamente)? A PerifaCon também teve.

Eu já vou entrar nos joguinhos brasileiros gostosos demais que estavam lá, mas eu precisava falar sobre quão bom foi esse domingo na Cidade Tiradentes. O Centro de Formação Cultural tem uma estrutura gigantesca e tudo tava com cara de PerifaCon, tudo adesivado, uma experiência completinha e imersiva, sem dever nada pra ninguém.

O espaço pros jogos brs bem que podia ter sido maior, ou pelo menos distribuído em uma outra sala, porque o fluxo de pessoas tava bem alto, então acabou ficando difícil circular lá dentro. E falo isso só como toque pra ver esse espaço ainda melhor no ano que vem.


A PerifaCon deu pros indies brasileiros um espaço considerável pra expor projetos diversos de pessoas diversas, palestras com devs da quebrada e até mesmo uma rodada de pitch da SPCine concorrendo a um estande na faixa no BIG do ano que vem (vencido pelo incrível lunr.rdio.taxi, da Soín Coletivo). Sem falar na possibilidade de mostrar pra milhares de crianças que é muito possível fazer joguinho por aqui. Isso é grandioso e potente pra caralho.


Fica aqui o maior agradecimento possível pra Andreza Delgado e toda a equipe do evento que convidou o Controles pra mediar uma mesa incrível com os agora ainda mais amigos Andê Borges, Muri Santana e Rafael Braga. Uma conversa muito pertinente sobre a importância de se colocar enquanto produtores de jogos brasileiros pra brasileiros, pensados e feitos pra nós. Sem falar do público mais do que legal, que participou e somou muito na conversa. E das outras mesas incríveis que rolaram, como a sobre política nos jogos com as maravilhosas Flávia Gasi, Tainá Felix e Turmalina.

Tenho que agradecer também aos camaradas que ficaram o dia inteiro trocando ideia sobre jogos por ali e fizeram a convenção ser ainda melhor: Rafa, , Ju e Leo, Filipe e mais um monte de gente que deu pra encontrar. Andar com o Rafael, inclusive, rendeu um encontro com um aluno dele no Instituto Criar a cada dez minutos. A PerifaCon 2023 foi histórica e confirmou ainda mais a iniciativa como grande potência dos eventos culturais. Espero muito ver isso cada vez maior, com mais dias, mais quebradas e, num futuro próximo, mais estados também. Todo mundo merece viver aquilo ali.

224 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page