top of page

+29 jogos selecionados para a SBGames 2025 (Categoria Estudantil)

  • Foto do escritor: Ingrid Mendes
    Ingrid Mendes
  • 20 de ago.
  • 15 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.

A Mostra terá 62 jogos entre projetos profissionais e de estudantes

Logo da listagem oficial
Logo da listagem oficial

O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) consolidou-se como o maior evento acadêmico de jogos da América Latina, reunindo anualmente pesquisadores, professores, estudantes e empresários em torno de pesquisa, desenvolvimento, cultura e negócios. Organizado pela CEJOGOS da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), destaca-se por sua estrutura multidisciplinar, que hoje inclui trilhas de Computação, Arte & Design, Jogos & Cultura, Indústria, Educação e Saúde.

Além da dimensão científica, o Festival de Jogos é um dos pilares do evento, sendo o concurso de produção nacional mais tradicional desde 2002. Em 2025, em sua 24ª edição, o SBGames será realizado em Salvador (BA), de 30 de setembro a 2 de outubro, com exposição também em versão virtual. A Seleção Oficial do Festival, divulgada em 05 de agosto, reúne 62 jogos:

  • 33 de profissionais (que tu conferes aqui) e 29 de estudantes;

  • 50 de entretenimento e 12 jogos sérios;

  • 15 já publicados e 47 em desenvolvimento.

Desses 62, serão escolhidos 4 finalistas em cada categoria, compondo a vitrine da produção brasileira mais recente. Essa combinação entre rigor acadêmico e prática de mercado reforça o papel do SBGames como espaço central para a inovação e fortalecimento da indústria nacional de games. Segue abaixo a listagem restante, com um breve resumo de cada um dos jogos:

Categoria Estudante
  1. [AFANTASIA] | São Gonçalo / RJ


    "[AFANTASIA] é um jogo de exploração surreal sobre um garoto em busca de identidade em sua cidade natal, Tempo. Desvende mistérios psicológicos e memórias em uma jornada com arte estilizada, uma trilha sonora imersiva e uma jogabilidade diversificada que desafia os limites da realidade." O jogo foi criado por noidnoidnoid e ainda será lançado, mas já possui demo de 30 minutos na Steam, que tu podes acessar aqui. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Design, Visual, Narrativa, Tecnologia e Som, totalizando 6 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  2. BERN | Campina Grande / PB


    "Em um laboratório steampunk... um Galo usa uma espada e um braço mecânico para libertar os animais vítimas dos Experimentos da Dra. Carmen. Nossa mente é a única coisa que pode nos aprisionar ou nos Libertar!" Neste jogo com varias mecânicas, o jogador controla Bern, um galo medroso que junto com seu amigo Lume, deve superar seus medos e desafios para alcançar seu objetivo. O jogo foi desenvolvido pela equipe Axard, e ainda não está disponível para experimentação.

  3. Ciclo Invisivel | Campina Grande / PB


    "É um jogo narrativo que acompanha Lívia, uma designer gráfica recém-chegada à capital, enquanto lida com a rotina entre seu apartamento e uma agência de propaganda. Conforme enfrenta sobrecarga, machismo no trabalho e a desvalorização de seu chefe, sua exaustão se reflete no ambiente, que perde cor e vida." O objetivo é imergir o jogador nos desafios diários da protagonista, expondo a pressão emocional e profissional que ela sofre. Desenvolvido por Pedro Otávio Chaves dos Santos, Thyago Vinicius Silva Santos, Matheus Barselos Lima Alves, João Victor Trigueiro, Ryllen Emanuel Felix Maciel e Igor Silva Cavalcante para o MPT, lançado em maio de 2025 na plataforma itchio e tu conferes neste link. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Narrativa e Serious Game, totalizando 3 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  4. Dreamy Desk | Curitiba / PR


    "É um jogo de combinar 3 peças, bem aconchegante e feito para meninas que buscam seu próprio lugar especial, onde possam se sentir seguras, confortáveis e criativas! Aproveite esta jornada de decorar sua própria mesa do jeito que você sempre quis! Sua mesa dos sonhos está a apenas alguns fósforos de distância!". O jogo foi desenvolvido pela Sour Patch Team, time composto por Sophia Assunção, MissWarrior e Matchajun e publicado em 2025, na plataforma itchio para dispositivos Android e com acesso direto disponivel neste link.

  5. Firefighter Gaiden | Curitiba / PR

    "Trata-se de um Metroidvania 3D que coloca o jogador no papel de um bombeiro, com a misssão de destruir os principais móveis responsáveis pelo incêndio em uma universidade. Usando ataques com sua mangueira para apagar as chamas e, em seguida, esmagando-as com seu machado, o jogador deve garantir que elas nunca mais peguem fogo." O jogo foi desenvolvido pela Top Down Games e ainda será lançado. A página na Steam já está disponivel e tu podes ajudar no game colocando na wishlist. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Design, Tecnologia e Som, totalizando 4 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  6. FisioVR | Belo Horizonte / MG

    "É um jogo sério para ser usado em fisioterapia para pacientes com comprometimento neurológico ou idosos com dificuldade de mobilidade e equilíbrio. O jogo consiste de alguns mini jogos que podem ser configurados para se acomodar às demandas de cada paciente aumentando ou diminuindo a dificuldade para que todos possam concluir as tarefas e perceber seu progresso." No final de cada sessão, um relatório pode ser enviado para o e-mail do fisioterapeuta para acompanhar os resultados do paciente. Através do uso de Realidade Virtual e do espaço lúdico, o paciente se distrai da dor e de suas limitações e consegue melhorar seus movimentos. Com 16 pessoas integrando a equipe do projeto, foi desenvolvido com apoio da Puc Minas. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Tecnologia e Serious Game, totalizando 2 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  7. G.A.T.I.N.H.O.S. | Salvador e Lauro de Freitas / BA

    "Nesse jogo de Tower Defense, gatos fofos cansam da inércia humana em relação ao descarte de lixo na natureza e, afetados pela radiação, eles se unem, formando o G.A.T.I.N.H.O.S. (Grupo Acadêmico de Táticas Inteligentes para Neutralizar Horríveis Objetos Sujos) para defender o mundo de inimigos bem esquisitos: Slimes feitos de diversos tipos de lixo."


    O jogo foi desenvolvido por Pedro & Luma, dois estudantes do curso de Design da Universidade Federal da Bahia (UFBA), unindo diversão com um propósito maior: conscientizar sobre sustentabilidade e arrecadar doações para os gatinhos da vida real, os gatos, justamente os gatos presentes no jogo, que vivem na Escola de Belas Artes da UFBA, mantidos exclusivamente por doações de alunos e professores. Ainda não se encontra nas lojas virtuais, mas é possível jogar pelo navegador neste link.

  8. Hysteric Kingdom | Curitiba / PR

    "É um hack and slash 2D com animações quadro a quadro. O jogo se passa em um período medieval dentro do universo próprio e você acompanha o protagonista, o Afortunado. Após uma grande tragédia, ele acabae em uma prisão e só pode contar com a ajuda de uma msiteriosa espada que aparenta ser algo além de uma simples arma." Criado pela Wet Tail, o jogo ainda está em fase de desenvolvimento, pode ser apoiado via Cartarse, e possui uma versão para experimentação na plataforma Itchio.

  9. Karawara - A Floresta em perigo | Belo Horizonte / MG

    "Trata-se de um mini RPG ambientado na floresta amazônica, onde a cultura indígena-brasileira vem através de uma narrativa envolvente e visualmente rica. Inspirado nas crenças, mitos e tradições dos povos nativos, o jogo mistura elementos autênticos da cultura indígena com um estilo de Mundo Fantástico, criando um ambiente mágico e encantador." Mais do que apenas entretenimento, Karawara oferece uma experiência educativa, levando os jogadores a explorar as raízes culturais do Brasil enquanto enfrentam desafios que refletem questões sérias e atuais, como o desmatamento, a extinção de animais exóticos e a preservação das crenças e tradições tribais. Com 7 pessoas envolvidas com o desenvolvimento do jogo, foi publicado no final de 2024, e possui versão apenas na plataforma Itchio.


  10. Little Knight Adventure | Maringá / PR


    "Inspirado pelos clássicos de ação e aventura, Little Knight Adventure coloca o jogador no controle de um pequeno cavaleiro de armadura azul que se meteu em uma baita enrascada. Preso em uma antiga masmorra, seu objetivo é superar quebra-cabeças engenhosos, derrotar inimigos desafiadores e encontrar a saída." Com visual pixelado e trilha sonora retro, desenvolvido no motor de jogos Godot por Lucas Orita Almeida, esta demo disponivel na plataforma Itchio, oferece uma experiência nostálgica focada em exploração, combate e raciocínio. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo e Visual, totalizando 2 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.


  11. Melancolia | São Luis / MA

    "É um jogo que busca retratar a experiência de uma pessoa que vive com depressão, em diversos aspectos e momentos de sua vida. Conta a história de Tábata, uma mulher cisgênero, com 27 anos e que atualmente mora sozinha e trabalha em uma repartição pública. Ela possui uma depressão não diagnosticada, e tem conseguido levar uma vida funcional, não apresentando déficits ou problemas no trabalho, mas ao mesmo tempo não vê sentido naquilo que faz, e se encontra isolada da família e de amigos." O jogo busca apresentar quatro episódios da vida de Tábata, que representam diferentes aspectos de seu presente, passado e futuro: a) trabalho, b) relação com amigos, c) família e d) projeto de vida. Cada um desses momentos corresponde a um episódio da demo que se encontra disponivel na plataforma Itchio. Foi desenvolvido no motor de jogos Godot, com versões para Windows e Linux. A narrativa, arte e mecânicas foram criadas pelos membros da Métis - Grupo de Pesquisa em Jogos, Tecnologias Digitais e Cognição.

  12. Neon Protocol | Sorocaba / SP

    "No ano de 2098, uma megacidade é uma selva de neon controlada por corporações, gangues cibernéticas e tecnologia desgovernada. A desigualdade social atingiu níveis extremos, e a população mais pobre é vigiada e controlada por aplicativos, como meros dados em um sistema." O jogador controla Kaen, uma ex-agente de segurança por aplicativo que foi desligada, figurativamente e literalmente, e deixada para morrer após descobrir um segredo que poderia derrubar a maior corporação da cidade! A demo criada pela Super Forge está disponível na plataforma GameJolt para experimentação, sendo apenas para PC / Windows, feito no motor de jogos Unreal.

  13. O Mistério da Fruta Estrelada | Belo Horizonte / MG

    É um jogo digital de plataforma criado em parceria entre o Instituto AbraPalavra e o curso de Jogos Digitais da PUC Minas com o parte do TCC de Marcelo La Carreta. A partir da tradição oral e da cultura do Cerrado, o jogo convida crianças e famílias a viverem uma jornada cooperativa com três animais brasileiros em busca do nome de uma fruta em formato de estrela. Tudo isso com foco em acessibilidade, educação ambiental e valorização do patrimônio cultural. A demo está disponivel na plataforma Itchio. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Narrativa e Serious Game, totalizando 3 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  14. Odu: Conexões Ancestrais | Rio de Janeiro / RJ

    "Ao despertar em uma praia desolada, sem memórias ou rumo, o protagonista inicia uma jornada de autoconhecimento e reconexão com suas origens. Guiado por Exu, o mensageiro entre os mundos, o jogador segue por caminhos sagrados, reencontrando saberes ancestrais e desenvolvendo vínculos com os Orixás. A cada passo, novas ferramentas sagradas são descobertas, revelando habilidades únicas e rituais que fortalecem seu Axé e moldam sua trajetória."


    A narrativa do jogo é construída com base em mitos e sabedorias da tradição iorubá, integradas a mecânicas de exploração, combate rítmico e escolhas significativas. Cada Orixá revela uma nova camada do mundo, com ambientações simbólicas ligadas à natureza, música original e danças tradicionais capturadas por motion capture. Odu: Conexões Ancestrais convida o jogador a vivenciar uma história profunda sobre identidade, pertencimento e resistência, em um universo onde cultura, espiritualidade e tecnologia se entrelaçam. Em desenvolvimento pela OduStudios, composta por um time de 14 pessoas, também estará exposto na Perifacon 2025 (acontece em 25 + 26/10), e possui demo disponível na plataforma Itchio.

  15. Osíris | Curitiba / PR

    É um jogo de cartas do tipo roguelike com mecânicas de montagem de deck, criado por VHStudios, no qual você utiliza das emoções e memórias presentes nas cartas para derrotar seus inimigos e alcançar a imortalidade. Esteve em exposição na PucGameShow 2025, onde ganhou o Prêmio de Revelação do evento. A demo está disponivel na plataforma Itchio.

  16. Planet Keeper Program | São José dos Pinhais e Irati / PR

    "Trata-se de um jogo incremental, onde um estagiário está testando o novo programa de defesa global da área 51. Jogue, morra e melhore suas defesas para destruir todos os inimigos e garantir um futuro para a nação." O jogo está em desenvolvimento pela RoboHuman Studios, com versões para Android e Windows. Também pode ser incluído na wishlist Steam.

  17. Play the Part | Rio de Janeiro / RJ

    "Uma aventura point and click onde o jogador depois de um acidente, acaba preso dentro de uma série de histórias em diferentes livros em uma biblioteca projetada por sua mente. O bibliotecário parece ser indiferente a sua situação, mas sua atitude muda ao encontrar sua sala secreta. Tendo a tesoura especial do bibliotecário em mãos, o jogador deve viajar pelas histórias e seguir seu papel nos contos para ajudar os protagonistas a completar suas histórias, recebendo como recompensa uma das chaves para retornar ao mundo real." Com 7 integrantes na equipe do jogo, sendo um projeto do Laboratório ICAD/Visionlab, ainda não possui página disponivel para experimentação.

  18. POWER! | Campina Grande / PB

    "É um jogo estilo roguelite de ação e combate 3D. Na trama o jogador controla "Kai", um jovem detento no reformatório fictício de "Vindita", e após um estranho ataque, todo o prédio é tomado por uma espécie de substância chamada de "Penumbra", contaminando as pessoas e animais presentes, gerando em criaturas sombrias que buscam a dominação completa de Vindita." A personagem Kai tem como objetivo fugir deste local e derrotar os "Filhos da Penumbra" que estão em seu caminho. Ainda sem página disponivel para acesso ao jogo, mas maiores informações podem ser conferidas no Linkedin de João Felipe Sales Fernandes, artista do projeto.

  19. Quantinuum | Pelotas / RS

    A Lagartia Tropical Studios descreve o jogo como "uma aventura na qual você joga como Camélia, uma bruxinha rebelde que deseja revelar a verdadeira face de Aeon, a diretora de sua escola. Após questionar sua professora de história da magia sobre o que realmente aconteceu entre Aeon e Spatio, irmã dela, Camélia é colocada em detenção. Enquanto tentava se safar do castigo, o que ela não esperava era encontrar muito mais pistas sobre o mistério que a trouxe aqui em primeiro lugar." O jogo foi apresentado no Festival Jogatório 2025, e sua demo e artbook podem ser conferidos na página do itch.io do projeto.

  20. Rancho Zumbi | Curitiba / PR

    Segundo os criadores, neste jogo os "Zumbis enlouqueceram e se voltaram contra a humanidade, detone hordas de mortos-vivos, e retorne a sua fazenda para cultivar plantações e aprimorar seu equipamento para sobreviver há mais um dia nesse roguelike-shooter com elementos de fazendinha e muito humor!". Desenvolvido pela Alvorada Game Studio, a demo está disponivel na plataforma Itchio para experimentação. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo ao prêmio de Melhor Design, totalizando 1 indicação. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.


  21. Rasga-Mortalha | Rio de Janeiro / RJ

    Segundo o criador, Enzo Ribeiro, o jogo é uma adaptação sombria e introspectiva do folclore brasileiro, com exploração em primeira pessoa e gráficos 3D. "Dizem que ouvir os gritos de uma Rasga-Mortalha traz o mau agouro. Mas sabemos que ele sempre esteve aqui." A demo está disponivel na plataforma Itchio para experimentação. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Design, Visual e Narrativa, totalizando 4 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  22. Ritual of Paint | Belo Horizonte / MG

    Criado por Gabriel Andrade, Gabriel Meyer, Lucas Medeiros e Lucas Bento, o jogo é do tipo plataforma 3D sobre um homem das cavernas em busca pela compreensão do mundo espiritual, por meio de rituais. O objetivo é enfrentar desafios, seções de plataforma e puzzles, para coletar tintas, desbloquear poderes, e retratar sua experiência nas pedras com pinturas rupestres. Sendo para PC / Windows e feito no motor de jogos Unity, a demo encontra-se disponivel na plataforma Itchio para experimentação.

  23. SAV-Me - Elvis de Souza | João Pessoa / PB

    "É um jogo sério desenvolvido para auxiliar no treinamento do protocolo de Suporte Avançado de Vida na Cardiologia, para alunos e médicos . Seu desenvolvimento foi realizado com auxilio da Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Universidade Federal da Paraíba, além de profissionais especialistas na área. Consiste numa simulação de atendimento médico de parada cardiorrespiratória, onde o jogador terá que usar seus conhecimentos sobre o protocolo ao atender um paciente." O SAV-Me apresenta 10 casos distintos intra e extra hospitalares que devem ser conduzidos pelo jogador. O jogo está integrado a um sistema de avaliação online que analisa as respostas do jogador para aferir o seu conhecimento, provendo um relatório de avaliação no final. Sendo fruto da dissertação de Elvis Silva de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB.

  24. Sombras do Destino | Ourinhos / SP

    Segundo a Fizztopia Games Studio "o jogo promete fazer o jogador mergulhar em um mundo de samurais e intrigas em Sombras do Destino, um jogo de ação e aventura repleto de combates intensos e escolhas emocionais." Disponivel para PC / Windows, através da plataforma Itchio. O jogador assume o papel de Hayato, um espadachim mercenário em uma missão para eliminar o temido Shogun Saito. O personagem principal enfrentará desafiadoras hordas de inimigos, enquanto descobre segredos sombrios que testarão a honra em um confronto final que mudará tudo.

  25. Starcatcher | Recife / PE

    "É um jogo de ação “roguelite” em ritmo acelerado, no qual você joga como o Deus das Estrelas lutando para escapar de um espaço cósmico liminar entre mundos. Derrote o exército do Anjo da Loucura, colete Pó Estelar e troque-o com as estrelas por uma variedade de itens e feitiços que transformam completamente a sua gameplay." Desenvolvido apenas por Apollo Nickolas, possui demo disponivel na plataforma Itchio para experimentação. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo, Visual e Som, totalizando 3 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  26. SunGear | Campina Grande / PB

    "É um jogo 3D casual de aventura que une mecânicas de plataforma e puzzle para PC. Neste jogo, os jogadores são convidados a explorar um vibrante mundo SolarPunk, onde a tecnologia sustentável e a harmonia com a natureza moldam o cotidiano de uma civilização Latinoamericana avançada, porém profundamente conectada às suas raízes culturais. Como Rumi, um habilidoso mecânico de máquinas gigantes, o jogador embarca em uma jornada emocionante através dos pitorescos vilarejos montanhosos do Chile, onde cada comunidade guarda seus próprios segredos, desafios e histórias."


    O jogo se destaca por sua estética única, mesclando arquitetura andina tradicional com tecnologia limpa e futurista. Os cenários são repletos de detalhes — desde plantações em terraços alimentadas por energia solar até mercados movimentados onde a cultura local ganha vida. A trilha sonora, inspirada em instrumentos folclóricos latino-americanos, complementa a atmosfera acolhedora e ao mesmo tempo intrigante do jogo. Obra do Patuvê Studio (que nome genial =D), ainda não possui link para experimentação.

  27. Twyla & Os Cogumigos | Belo Horizonte / MG

    "Após descobrir que o último ingrediente necessário para recuperar sua habilidade de voo está guardado no canto leste do Reino, a fada Twyla se prepara para uma aventura perigosa ao local que nenhuma das outras fadas exploradoras retornou. Com o auxilio dos fofos cogumigos, ela está pronta para solucionar os problemas que encontrar e não pretende parar até alcançar seu objetivo final e descobrir a verdade sobre o misterioso reino."

    O jogo foi criado por Arthur Diniz Mordente, Jordan Lyon R. R. Duarte, Pedro Henrique S. Pelisson, Samuel Gatinho Bazon, Sávio de Faria Lino e Victor Lucas Silva de Lima, com demo disponivel na página do Itchio. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Jogo e Som, totalizando 2 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

  28. VR Factory Project | Curitiba / PR

    "Um jogo de realidade virtual sombrio e cômico ambientado em uma empresa abandonada, onde você, um estagiário não remunerado que virou Arquiteto, está reconstruindo remotamente o sonho abandonado de um inventor louco sob o olhar atento de sua IA defeituosa, MÃE." Obra do estúdio TwinStars, encontra-se em desenvolvimento. Resolva quebra-cabeças absurdos de produção, reconstrua um legado esquecido e sobreviva à distopia corporativa, uma linha de montagem de cada vez. Possui página na plataforma Itchio, mas sem demo disponivel.


  29. ZenBreath | Joinville / SC

    Sendo um jogo sério ativo que busca combater o estresse e a ansiedade através do estímulo do relaxamento pela respiração, meditação e mindfulness. O jogo realiza a captura da respiração e busca tranquilizar o jogador através de elementos da natureza, ambientes coloridos e músicas serenas. Foi o trabalho de conclusão de curso do Henrique Sant’anna de Faria, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo da Silva Hounsell. Desenvolvido no motor de jogos Unity, com opção de utilização com o dispositivo PITACO, que trata-se de pneumotacógrafo de incentivo, construído a partir de materiais de baixo custo, um sensor de pressão diferencial em uma plataforma do tipo Arduino Uno. O jogo entrou na lista dos finalistas, concorrendo aos prêmios de Melhor Tecnologia e Serious Game, totalizando 2 indicações. O resultado final será divulgado na live de premiação em 02/10 no canal do SBGames no Youtube.

Este texto só foi possível graças ao trabalho colaborativo e apaixonado aqui do Controles Voadores, onde JOGUINHOS BRASILEIROS SÃO GOSTOSOS DEMAIS!!! Um salve ao Lucas Toso, a Michelle Santos, ao Victor de Paiva e a todos os colunistas parceirões deste portal maravilindo. <3


E um agradecimento mais que especial ao Rodrigo Motta, que nos forneceu as informações essenciais para este listão sair assim, riquíssimo de informação. \o/

Comentários


bottom of page