top of page

Fazer joguinho BR [sobre pássaro] - gostoso demais!

  • Foto do escritor: Livia Scienza
    Livia Scienza
  • 5 de ago.
  • 12 min de leitura

Venha, venha conhecer imediatamente os jogos da Bird Game Jam Legado das Águas aaaaaaaaaaaaaaaa



Você ficou sabendo da Game Jam sobre pássaros no meio da Mata Atlântica? O quê?? Não?? Corre ler a matéria sobre a Bird Game Jam que ocorreu na reserva Legado das Águas!


Leu a matéria? Booooa parça, agora você pode continuar. Eu voei o mais rápido que pude pra escrever sobre os JOGOS desenvolvidos nessa edição da Bird Game Jam, porque a qualidade deles tá lá nas alturas!


Foram 10 games criados por equipes fenomenais. Fiz questão de que a sinopse de cada um deles fosse fornecida pelos próprios membros dos times. A galere também compartilhou um pouquinho sobre o processo de fazer o jogo no Legado das Águas e encheu a organização de elogios!


Sem muitas delongas, vamos aos GUEIMES.


Rota Rubra


ree

Segundo Caique Nadal, "O objetivo do jogo é ajudar o Rufa (maçarico do papo vermelho) a conseguir energia suficiente para poder fazer a migração de forma segura".


ree

O jogo foi desenvolvido por ele, pela Bianca Moreira e pela Verona Yuki! Para os integrantes do time, participar da jam "foi muito bom, principalmente pelo fato de estar imerso no meio da natureza para fazer, com ajuda de biólogos especializados apoiando na hora de fazer as coisas".


ree

A arte está linda! O jogo está disponível para Windows e Linux. Joque agora clicando aqui! Por favor não deixe os efeitos das ações humanas atingirem o maçarico!


Peregrino


ree

"Assuma o controle do pássaro mais rápido do mundo, um jogo de voo com mecânicas únicas. Acompanhe a jornada de um falcão peregrino em processo de migração — com um pequeno detalhe: ele precisa cruzar uma cidade caótica, cheia de obstáculos humanos totalmente fora do lugar.


Controle cada asa individualmente para planar, mergulhar e fazer manobras incríveis no ar. Sinta a liberdade do voo... e o desafio de desviar de prédios, arvores, outdoors gigantes e outras aberrações da vida urbana moderna.


Tratando um pouco sobre o impacto da cidade no caminho das aves migratórias — tudo com uma pitada de humor e visual estilizado".


ree
ree

Que sinopse boa, hein meuzamigos? O Rafel Braga caprichou nessa descrição! Ele, o Thiago Garulo e o João Brant se conheceram na jam, acredita!?


Segundo a equipe, diálogo foi a chave do negócio: "Ao conversarmos no primeiro momento, enquanto a equipe se conhecia, entendemos que o nosso objetivo em comum era fazer um jogo arcade, então focamos em representar a mecânica do voo de uma forma divertida. Inspirados em jogos como Starfox e Super Flight, escolhemos a Águia pescadora, mas uma equipe já estava fazendo um jogo com essa ave. Então, tentamos escolher uma ave com o voo mais extremo possível, chegando assim no Falcão Peregrino. A partir disso, tentamos imaginar como é para um pássaro de performance tão extrema, voar entre os prédios, construções e desafios trazidos pelas cidades."


Gostasse? Você pode jogar uma versão e voar em altíssima velocidade em html e Windows aqui! Cuidadooo pra não bater em nenhuma placa ou prédio!


Jacu Café


ree

Antes de mais nada, olha só o avental da personagem aí de cima! "Jacuzinhei"! Exatamente meu tipo de humor... Bem-vinde ao Jacú Café! Quem explica o jogo pra você é Luna Olmewe! Sente só:


"Cuide da sua avifauna local um café por vez. Penelope obscura, popularmente conhecida como jacuaçu, é nossa protagonista; uma ave conhecida pela sua habilidade de escolher os melhores grãos de café. Produza seus próprios ingredientes, atraia novos clientes, e tome cuidado para não errar suas preferências de dieta! A cada novo cliente, fatos sobre sua personalidade e dieta são liberados. A cada novo upgrade, novos clientes são liberados. Faça café e descubra mais sobre a avifauna brasileira em Jacu Café!"


ree

O grupo, composto por Luna, Natasha Sara e BELLA explica de onde surgiu a ideia do game inusitado:


"A gente se baseou muito na ideia de humanizar comportamentos animais, mas sem desfigurá-los completamente. Então, por exemplo, o tucano no jogo pede café, o que não é algo que um pássaro na vida real tomaria mas o tucano na vida real come sementes de café, sabe? E a gente quis brincar com o absurdo também, então o martim-pescador pede um chá de peixe, também dá pra fazer panqueca de besouro, etc..."


E ainda comentam sobre como selecionaram elementos de gameplay e como criaram as personagens: "Em termos de gameplay, buscamos fazer algo com um pouco de desafio mas também que fosse esquisito e divertido. Fazer panqueca no jogo envolve literalmente clicar na panela e arrastar pra jogar a panqueca e virá-la. Então muito do nosso tempo foi para, além de trabalhar nos aspectos mais comuns de um jogo, estudar designs de personagem para essas aves mais humanizadas e mecânicas de gameplay alternativas."


Tá achando que processo criativo é moleza? Não é nãooo! Então que tal fazer panquecas e preparar cafés para personagens super carismáticos clicando aqui?!


Tem Pulseira no Comedouro


ree

O famigeraaaado jogo que fez o pesquisador do Projeto "Aves Usando Pulseiras?!", Eduardo Alexandrino, quase chorar! Quem conta pra gente a sinopse do jogo é Zagoiris, artiste que desenvolveu o game junto com o Alan Floriano e a Estela Rosa.


"Em 'Tem Pulseira no Comedouro', você é um ornitólogo selecionado para participar de um projeto de pesquisa na Mata Atlântica. Sua missão é fazer o gerenciamento de um comedouro e observar os hábitos das aves nativas da região".


E tem mais, hein? Zago ainda completa: "Cuide bem de seu local de trabalho, fique atento aos pássaros com pulseiras e expanda sua pesquisa. Ao final de cada dia, você terá a chance de descobrir dados importantes sobre quatro espécies diferentes de aves."


Além do jogo ter emocionado os biólogos, a participante Estela emocionou a TODES com as poesias que escreveu especialmente para o game, retratando o amor entre duas das aves anilhadas que formam um casal na Reserva (elas existem mesmo, viu? Baseado em fatos reais!).


ree

Segundo Zago, a ideia de fazer um game sobre o estudo do Legado das Águas também veio de Estela: "Quando Estela conheceu o projeto de pesquisa do Eduardo ficou apaixonada e sugeriu para o grupo fazer um jogo baseado nessa pesquisa. Durante todo o desenvolvimento ela consultou os pesquisadores para validar nossos dados e criamos um jogo que mistura gerenciamento, registros e poesias sobre a experiência de manejar um comedouro. A Jam foi incrível! A melhor edição da Bird Game Jam que já participei, uma experiência multisensorial repleta de amantes de aves e de jogos. Definitivamente uma experiência única e to saindo muito pensativa sobre o papel dos jogos na sociedade brasileira e o espaço que podemos ocupar com nossas criações".


Quer se emocionar também?! Jogue o game de divulgação científica "Tem Pulseira no Comedouro" clicando aqui!


Pega Morcego


ree

O jogo carinhosamente apelidado de "triple A" da Jam por conta dos gráficos e pelo trabalho de modelagem 3D feito pelos participantes da equipe!


Igor, um amante das aves, explica o game que é direto e reto como um falcão: "Jogue com um falcão Cauré (Falco rufigularis), uma ave especializada em capturar morcegos. Capture suas presas enquanto elas dormem nas árvores ou até mesmo em pleno voo".


O Gamedev fotógrafo ainda nos conta detalhadamente como foi o processo de criar o Pega Morcego com es parceires Felipe Freo e Camillo, abordando o processo criativo:


"No primeiro dia, um pouco depois de chegar no Legado das Águas e almoçar, juntei meu grupo e fomos fazer uma trilha, como eu já conhecia a reserva, mas não conhecia as pessoas que iriam fazer jogo comigo, fomos fazer uma curta caminhada para se conhecer melhor e quebrar o gelo. Voltamos discutindo várias possibilidades de jogo, mas a ideia final só surgiu durante a corujada que rolou no final do primeiro dia. Um dos membros do grupo estava conversando com o guia, que citou o Cauré, que é uma ave bem comum no Legado das Águas e que iríamos tentar vê-lo no dia seguinte. Ao retornar da trilha noturna sem ver nenhuma coruja, começamos a discutir sobre a ideia de fazer um jogo onde você jogaria com esse falcão e teria que capturar morcegos nas árvores ou em pleno voo".


ree

Sobre os desafios, Igor continua: "Acho que o principal desafio foi fazer um jogo 3D numa game jam, os controles precisavam ser tridimensionais, contemplando também o eixo Y, já que o jogador controlaria uma ave em voo. Para fazer o falcão e o morcego, precisamos modelar, texturizar, riggar e animar pensando nas três dimensões e isso acaba adicionando uma camada de complexidade que leva um certo tempo, coisa que não tem de sobra durante uma jam. Outro desafio foi a construção do espaço, como era um jogo de ação, precisávamos de um mapa relativamente grande e com muitas árvores espalhadas e uma certa variedade delas, pois nos inspiramos na mata atlântica, que é um bioma extremamente diverso em vegetação. Conseguimos fazer apenas 4 espécies de árvores e criamos um rio pra dar uma quebra na homogeneidade no mapa".


Imagina fazer tudo isso em apenas alguns dias???! Que tal prestigiar esse trabalho absurdo clicando aqui?


Eles se Bicam?


ree

Gostaram do trocadilho?? Como assim não entendeu o trocadilho? Ahhh, calma! A Dani Serranú, mentora de música, explica o game: "'Eles se bicam?' é um jogo de puzzle onde você é um estagiário em um viveiro de reabilitação de pássaros. Sua tarefa é ajudar a bióloga Leticia a organizar as aves de acordo com seu comportamento e necessidades para que elas sejam devolvidas para a natureza".


ree

No jogo você precisa deixar os pássaros satisfeitos, ou eles não se bicam... Ou pior hein! Cuidado para eles não te bicarem!


ree

O jogo foi criado pela Dani, pela Bela Lino e o Evandro Bustamante. A música relata como foi criar o jogo para o grupo:


"Nós queríamos um jogo que misturasse jogabilidade com o comportamento das aves, que isso fosse parte da mecânica para ensinar sobre as espécies de uma forma divertida. No começo foi muito difícil descobrir quais espécies co-existiam no mesmo habitat e que tivessem comportamentos diferentes para criar a dificuldade da organização, mas uma vez que conseguimos fechar o game design o desenvolvimento ficou mais fácil. Nós acabamos aprendendo muito sobre diversas espécies brasileiras e temos muito orgulho de como conseguimos representá-las no jogo de uma forma divertida e interessante durante a gameplay! A parte mais legal é que continuaremos trabalhando no jogo para adicionar mais fases e polimento, assim teremos uma experiência mais completa para oferecer aos jogadores e amantes de pássaros!"


Fiquem espertos, o grupo tá com tudo pra continuar desenvolvendo o jogo! Vem mais por aí! Não deixem jamais de conferir o game clicando aqui!


Legado das Aves


ree

O que falar desse jogo que mal conheço e já considero pacas??


Olha meu povo, eu seria muito muito enviesada pra falar desse jogo porque participei do time, sabe? Então segue aqui nossa sinopse do Itch pra você ficar com vontade de jogar:


"Em Legado das Aves, você é um cidadão cientista que precisa contribuir com o Projeto "Aves Usando Pulseiras?!". Como fotógrafo, você precisa ser rápido! Os pássaros não são bobos e adoram as frutas que são colocadas no comedouro da Reserva Legado das Águas. Enquanto eles se esbaldam, você deve captar imagens das aves. Mas atenção: algumas aves são raras e é preciso utilizar frutas específicas para atraí-las!"


ree

Como já estou redigindo essa matéria pra você com todo o carinho, a tarefa de contar sobre o processo de fazer o game ficou com a nossa incrível e maravilhosa artista Victoria M, que abriu o coração :


"Pra ser bem honesta, um relato pessoal: Passei por um período muito forte de burnout e desânimo completo com a área de desenvolvimento de jogos. Estive muito deprimida e cansada, sem forças para continuar o trabalho. Mas esse final de semana, por conta da jam, eu revivi toda a alegria e êxtase que eu sentia no começo da carreira. O que foi um respiro de ar fresco muito necessário pra mim".


"Primeiro por que eu pude me alugar mentalmente para não pensar sobre absolutamente mais nada durante 72 horas, além do joguinho. Não me preocupei com boletos, com tarefas, mais nada. Apenas nos passarinhos. E me diverti trabalhando como não fazia há muito tempo! E segundamente Lívia bem sabe como foi legal a recepção dos biólogos com os nossos projetos. A alegria de receber uma homenagem, fez eu me lembrar do POR QUE eu faço o que eu faço! Foi muito revigorante. De verdade".


A gente fica como lendo esse relato do fundo da alma? Infelizmente, o burnout no mundo do gamedev é mais comum do que deveria ser. A Vic realmente nos disse que se divertiu demais ilustrando cada um dos pássaros do jogo. E não foram poucos, viu? São 15 espécies! Acho que você deveria jogar só pra apreciar a arte sensacional dela e a programação impecável da Mila Milanese.


A Bird Game Jam foi a segunda jam da Mila como participante e ela disse que "essa edição foi marcada por desafios e novas amizades. No momento em que descobri a composição da minha equipe fiquei em choque, eu ia trabalhar com duas lendas que admiro DEMAIS". Acha meu amor, a honra foi toda nossa!


Pela primeira vez, Mila foi 100% responsável pela implementação da UI e das artes. Segundo ela, "Antes disso eu tinha certeza que conseguia fazer tudo que fiz (em teoria) mas botar em prática todo meu conhecimento de desenvolvimento de sistemas e de Unity, mesmo virando madrugada, foi uma experiência muito prazerosa! Em resumo, façam game jams! Fazer joguinhos brasileiros é gostoso demais!"


ree

Reza a lenda que se você não for jogar Legado das Aves, um bando de araçaris banana aparece de manhã pra te bicar. Não corra esse risco! Clique aqui!


Underbird


ree

Undertal- digo Underbird! Oxi, não conhece Undertale? Vá jogar e depois venha jogar Underbird!! A inspiração é nítida e de muito bom gosto. Deixando a tarefa de descrever o game com Xandinho: "Você controla um Maçarico-Acanelado em sua preparação para migrar, ajudando-o a desviar de adversidades e escolhendo melhorias para a próxima rota".


Como não se apaixonar por esse maçarico-acanelado de chapéu?


ree

Xandinho desenvolveu o jogo junto com a Tabata Grigaitis e o mentor Thommaz Kauffman. Para o grupo: "A experiência de participar dessa Jam no Legado das Águas foi incrível. Passar quatro dias rodeado de pessoas apaixonadas pelas mesmas coisas, e tendo a oportunidade de se conectar com a natureza e aprender sobre ela foi algo muito valioso e que vou levar comigo".


ree

O grupo ainda deixa a gratidão ao time da organização: "Conhecer mais sobre as aves, fazer trilhas para encontrá-las, ter palestras de especialistas, e ao mesmo tempo reunir todo mundo para fazer jogos sobre a nossa vivência foi uma combinação perfeita para um fim de semana inesquecível! Queria agradecer ao pessoal da organização do Legado das Águas e da Jam por fazerem tudo correr da melhor forma e serem sempre muito amigáveis".


Vooooooa pra jogar Underbird e aprimorar suas skills, clique aqui!


Migro


ree

Thomas Lessa é quem nos conta sobre o game super carismático Migro: "Você controla uma Batuíra-de-Bando em busca de se alimentar e migrar. MIGRO é um jogo inspirado em jogos arcade de flash onde se divide em duas fases. Na primeira, você precisa se movimentar da direita pra esquerda pra pegar minhocas no chão que sobem para a superfície. Na segunda, você precisa escolher o ângulo do seu canhão para então ser disparado e voar para o mais longe possível. Nessa segunda fase, a Batuíra pode se colidir com o Gaivotão, Fragata macho e até a Tartaruga-Cabeçuda para voar mais longe."


ree

O artista criou o game junto com a Lucy Kiss e o Fauna Polaris. Thomas afirma que, no começo da jam, o time ficou criativamente em dúvida sobre o rumo a seguir: "No primeiro dia ficamos entre duas ideias muito boas e acredito que isso tenha atrasado a gente haha".


Parece um consenso entre os devs que jams costumam gerar um certo nível de estresse. Neste caso, no entanto, a BirdGame Jam foi como um abracinho quentinho: "Apesar de tudo, foi uma experiência incrível poder falar mais sobre a fauna e flora brasileira no meio de ótimos desenvolvedores! Toda game jam envolve estresse, mas todos envolvidos na BirdGameJam fizeram um ótimo papel nos mimando com um espaço seguro e ótimas comidas. Gostaríamos de ter feito mais mas mesmo assim saímos totalmente satisfeitos!"


ree

Quer jogar as duas fases de Migro? Aliás, joguee! Clique aqui!


Veraneio


ree

Tá achando que se trata de um jogo bonitinho por conta da imagem acima?? Hmmmm..... O Guilherme Gaiden nos conta sob o plot profundo do game Veraneio: "É um jogo de estratégia por turnos onde você controla um bando de andorinhas azuis, seu objetivo é sobreviver por 60 meses enquanto administra a saúde e população do seu bando, coletando alimento e se reproduzindo enquanto acompanha o verão e tomando cuidado com a evolução da humanidade." Responsa, hein?


ree

Guilherme ainda é porta-voz do grupo composto por ele, Lucas Mattos, Dani Serranú e Thommaz Kauffmann ao falar sobre o processo de criar Veraneio: "Foi muito interessante sair da zona de conforto que nós desenvolvedores geralmente estamos acostumados pra fazer um jogo sobre pássaros, mostra como literalmente qualquer coisa pode ser gamificada e ser divertida, e que há sempre algo a se aprender, o projeto em si foi bem ambicioso pro tempo que a gente tinha e por estarmos com 1 integrante a menos, mas ficamos orgulhosos com o que conseguimos fazer e gratos pela ajuda que nossos amigos nos deram."


Realmente, o clima da Jam foi sempre de muita camaradagem e apoio. Você também seria muito camarada ao testar o gaaame. Experimente Veraneio agora mesmo clicando aqui!


ree

Chegamos ao fim dos games, mas esse é só o começo! Você pode apoiar MUITO os devs ao testar os jogos e divulgá-los. Diferentemente da imagem muito poética, mas triste, do jogo Veraneio acima, o vento soprará com o bater das asas de muitos pássaros. E os pássaros? SOMO NOZES.


Live do GameDesign Toolkit!


Ahhh e tem mais! O canal maravilhoso da Lia, do Rafa e do Caique Nadal, Gamedev Toolkit, fez uma live toda especial com os integrantes da Bird Game Jam - Legado das Águas. Caso queira saber pormenores do desenvolvimento, cá está:



E aí, qual deles você vai jogar primeiro? Caso jogue, não deixe de registrar e de marcar a @Birdgamejam nas redes!


Valeu pela atenção minhes amoras e eu voltarei!

bottom of page