top of page
  • Lucas Resende Toso

Jogos musicais pra ficar de olho em 2024

Do drift à batalha de lipsync, jogos envolvendo ritmo, música e crise existencial



Misturar jogos e música é gostoso demais. Então toma essa listinha chique de joguinhos que podem tanto ir pra sua lista de desejos da Steam como pra sua playlist diária da academia.


Jogos sobre música, com mecânicas de ritmo/música ou que de alguma forma abordam a música como tema principal de seu próprio universo.



Um RPG altamente top sobre um caçador de lendas urbanas que batalha no ritmo das trilhas sonoras. Tem grind de equipamentos, batalhas meio que por turnos, criaturas sombrias e muito relacionamento com personagens esquisitos.


Além de caçar monstros com estilo, Urbano também te permite conhecer bonecos, criar laços com eles e tomar decisões que podem, ou não, levar à morte dos mesmos. Jogo lindjo e instigante.



Suprassumo da mistura entre jogo de luta e jogo rítmico, One Beat Min é a perfeita simulação de batalhas de beat box. Você cria sua linha de música e passa pro adversário copiar e superar sua batida - e por aí vai.


Com personagens lindamente criados pelo querido Zé Wilson, o jogo da Sue the Real se inspira em cenários reais e muita cultura hip-hop.



Uma das demos mais legais do ano passado, lunr.rdio.taxi ganhou a aceleração da SPCine durante a Perifacon de 2023. E não por acaso. O jogo da Soín Coletivo, coletivo artístico e de desenvolvimento encabeçado pela Talbone, mistura drift e ritmo pra criar uma experiência viciante, rápida e estilosíssima.


A sensação é tipo a de tentar fazer um combo infinito de manobras nos Tony Hawk's antigos, mas dentro da batida da música e em um espiral-vortex-psicodélico de cores e elementos.



A nova aventura musical que surgiu há mais de dez anos com vídeos dos Irmãos Castro ganhou um novo capítulo. A Lenda do Herói 2: A Marcha de Malaquias vai ser ainda mais musical que o primeiro, com o mundo inteiro respondendo cantando e participando da história e o protagonista com a voz do suprassumo dos vídeos de fim de ano: Lucas Inutilismo.


O financiamento coletivo do jogo ainda arrecadou mais de 700 mil reais, batendo a meta de participação de artistas como Lucas Silveira (Fresno), Isa Salles e Léo Ramos (Scatolove) e outros nomes. Pedrada.



A mistura certa entre Ru Paul's Drag Race, OSU e Mortal Kombat. Lipsync Killers é um jogo de batalha de drags com muito surto visual, especiais de cair a peruca e personagens mais do que estiloses.


Se você quer conhecer mais desse jogo maravilhoso, já teve episódio do podcast do Controles Voadores com o desenvolvedor Renan Riso.



Flechada certeira, pane no sistema, Deliria é uma experiência musical e narrativa sobre encontrarmos nossos lugares em um bar existencial cheio de personagens lgbtqiap+ estilosos.


O jogo tem quatro personagens com narrativas diferentes e clipes musicais feitos pelo dev e artista Laialex que fecham essas experiências de formas únicas.



Jogo inspirado em Guitar Hero, só que trocando a guitarra pela Caixa do Divino - e celebrando a cultura e música maranhense. Tambor Hero é um projeto bacaníssimo feito pela HS Studio em parceria com o estúdio Phoenix Robot, de alunos do Colégio SESI de São Luís.



Cupid Island pode não ser um jogo sobre música ou com mecânicas rítmicas, mas olha esse minigame de dancinha na pegada de Dance Dance Revolution 4th Mix aqui, que coisa mais linda?! Não podia ficar de fora da lista.



Keylocker é um dos principais lançamento da lista de RPGs pra ficar de olho que ainda vai sair, mas também precisa ser mencionado aqui. Além do mundo distópico em que a música é proibida e vira arma da revolução, o genial e maravilhoso jogo da Nana também tem tipo mecânica de ritmo pra aumentar o dano dos golpes.



Outro que já deu as caras em outra lista, a de Jogos Narrativos, Pivot of Hearts também "pivota" sua história em torno de música. Afinal, música é coisa de jovem e Pivot of Hearts é um jogo sobre jovens confusos. Ah, e tem uma trilha toda original cantada pela incrível Livia Maki Yoshikawa.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page